ESTUDO DE CUSTOS DE SERVIÇOS DE
ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES E GEOTECNIA
Atualizado: Out 5
A ABEF SUGERE QUE OS VALORES CONSTANTES DESSAS PLANILHAS, EMITIDAS EM AGOSTO DE 2021, SEJAM ATUALIZADOS COM BASE NO INCC – ÍNDICE NACIONAL DE CUSTO DE CONSTRUÇÃO
Agosto/2021
Em 2015, atendendo à solicitação da Gerência Nacional de Padronização e Normas Técnicas, da Caixa Econômica Federal, consignada no Ofício n. 0145/2015/GEPAD, para aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa de Preços e Índices da Construção Civil – SINAPI, a ABEF promoveu, juntamente com suas empresas associadas, estudos de custos sobre alguns serviços de engenharia de fundações e geotecnia, que resultaram em planilhas que foram encaminhadas àquela instituição e disponibilizadas ao setor em geral.
Referido estudo acaba de ser atualizado neste mês de agosto de 2021, tendo sido considerados elementos básicos como tributos, depreciação de ativos, mobilização, pessoal, BDI, dentre outros.
Naturalmente, com base na lei, a ABEF faz questão de frisar que essas planilhas apresentam valores meramente referenciais, de adoção livre, não obrigatória, considerando, ainda, que cada empresa, cada obra exige estudos de custos específicos e individualizados.
Comments